Aftermarket Communication
Melhor Mecatrónico
Porquê participar na Competição Melhor Mecatrónico?
Porque ao participar na Competição Melhor Mecatrónico está a transmitir a mensagem da importância desta profissão para o futuro das oficinas. A Competição Melhor Mecatrónico vai proporcionar uma experiência de desenvolvimento pessoal e aplicação de conhecimentos numa competição única em Portugal. Agrega valor ao currículo pessoal e aumenta a visibilidade dos concorrentes e empresas patrocinadoras ou parceiras.
Regulamento Melhor Mecatrónico
IX Edição 2026
Final da Competição
expoMECÂNICA 2026
A Competição Melhor Mecatrónico 2026 é organizada pelo Jornal das Oficinas, em parceria com o CEPRA e apoio da Expomecânica.
CONCORRENTES
Podem participar na Competição Melhor Mecatrónico 2026 todos os Mecatrónicos do setor pós-venda automóvel do território nacional, que exerçam a profissão e que estejam no ativo, limitado a 300 participantes.
DATAS RELEVANTES
Pré-inscrição: entre setembro 2025 e janeiro de 2026
Webinar de apresentação da plataforma de simulação online: fevereiro de 2026
Provas de seleção dos finalistas: fevereiro de 2026
Briefing aos oito finalistas: abril de 2026
Final da Competição (Expomecânica): maio de 2026
FASES DA COMPETIÇÃO
1ª Fase: Inscrição
Neste período é feita uma inscrição, através do preenchimento de um questionário online. A pré-inscrição dá origem a uma lista de candidatos, seriados sequencialmente pela data e hora da inscrição, sendo os primeiros 300 concorrentes efetivos. Os restantes candidatos ficarão na condição de suplentes, e apenas participarão na competição no caso de desistência de concorrentes efetivos.
2ª Fase: Webinar de apresentação da plataforma de simulação online
Os candidatos pré-inscritos serão convidados a participar num webinar online, promovido numa ação de formação do CEPRA, em horário pós-laboral. No webinar será apresentada a plataforma de simulação online, onde se irão desenvolver as provas para encontrar os oito candidatos que irão estar na Final da Competição. O webinar será gravado e, posteriormente, divulgado para consulta.
3ª Fase: Provas de seleção dos finalistas
Os concorrentes efetivos realizarão duas provas, na plataforma de simulação online. Os oito melhor classificados, que revelem disponibilidade, passam às fases seguintes da competição.
4ª Fase: Briefing aos oito finalistas
Os oito finalistas estarão presentes num briefing, organizado pelo Jornal das Oficinas, onde lhes serão comunicados todos os aspetos relevantes para a preparação e presença na Final da Competição.
5ª Fase: Final da Competição
A Final da Competição do Melhor Mecatrónico acontece durante os três dias do evento Expomecânica, que se realiza em maio de 2026, na Exponor, no Porto. Ao longo dos três dias, os concorrentes terão de desenvolver diversas provas, cuja natureza será divulgada em tempo oportuno. Os concorrentes terão à disposição todos os equipamentos, ferramentas e consumíveis necessários para a realização das provas, bem como a informação técnica. Os concorrentes são responsáveis por trazer os seus EPI, cuja ausência poderá inviabilizar a participação nas provas. As provas são avaliadas por um júri constituído pelo CEPRA.
AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROVAS
As provas, elaboradas pelo CEPRA, têm o carácter de aferição de competências práticas e teóricas. A avaliação é objetiva com base no desempenho individual de cada concorrente no desenrolar do conjunto de provas aplicadas. A avaliação das provas de seleção dos finalistas, por parte do Júri a constituir pelo CEPRA, é obtida pela média aritmética, sendo que, em caso de empate, são privilegiados os concorrentes que realizem as provas em menor tempo e menor custo da reparação. Na prova final, em plena Expomecânica, a avaliação é objetiva e será feita com base no desempenho nas provas práticas, ou seja, a avaliação final das provas práticas é obtida através do somatório dos resultados parciais obtidos no decorrer das provas efetuadas. As decisões do Júri de avaliação, em todas as provas, são inapeláveis e têm como objetivo determinar a classificação final.
PROMOÇÃO DA COMPETIÇÃO
A Competição será divulgada no Jornal das Oficinas impresso e respetivas plataformas online (site, newsletter, JO TV, redes sociais). Ao longo do ano será publicado conteúdo específico sobre a profissão de Mecatrónico Automóvel. Para além da informação técnica relacionada com as diversas áreas abrangidas pela profissão, haverá testemunhos dos vencedores das anteriores edições da competição e de outros profissionais no ativo, com experiência nas áreas do diagnóstico, manutenção e reparação automóvel. A reportagem da competição final, com entrevistas aos vencedores, júri e patrocinadores, será publicada no Jornal das Oficinas.
ASPETOS LOGÍSTICOS
A participação na Competição Melhor Mecatrónico 2026 é gratuita, mas o transporte até ao local da Competição fica a cargo de cada finalista. As necessidades de equipamentos e acessos até à 3ª fase são da exclusiva responsabilidade dos concorrentes, não podendo a sua falta/falha ser invocada para justificar qualquer ação, nomeadamente a repetição de provas. Durante a fase final da competição, a utilização de publicidade pelos concorrentes, nomeadamente nos EPI, está sujeita a autorização da AP Comunicação (editora do Jornal das Oficinas). Durante os dias da final da competição, a AP Comunicação (editora do Jornal das Oficinas), responsabiliza-se pelo alojamento e alimentação dos oito finalistas.
DIPLOMAS/CERTIFICADOS E PRÉMIOS
Todos os concorrentes têm direito a um Certificado de Formação relativo às 2ª e 3ª fases da competição. Os finalistas têm direito a Diplomas de Participação e a prémios oferecidos pelos patrocinadores. Será atribuído um Troféu individual aos 3 primeiros classificados.
Inscrições
Mecatrónicos
no ativo
A inscrição na Competição Melhor Mecatróncio é gratuíta. Podem participar todos os profissionais de mecatrónica que se encontrem no ativo. As inscrições começam em 2025. Fique atento!
Bruno Teixeira foi o vencedor do Melhor Mecatrónico 2023
Auto Delta
“O Melhor Mecatrónio premeia os melhores profissionais. A Competição tem evoluído muito de ano para ano"
Meyle
"Apoiar esta iniciativa é extremamente importante para a nossa marca"
Bahco
“Gostamos muito do formato em que esta competição é organizada. É a forma de dar visibilidade à marca”